Cemitério faz aula aberta de ioga

Por Camila Appel
Foto de Marcelo Justo

 

“Cemitério também é lugar para falar de vida. É onde guardamos a memória e a história dos nossos entes queridos e, ao homenageá-los, valorizamos o legado deles, fazendo viver em nós. Cemitério nos traz, também, a certeza da importância de valorizar o momento presente e quem amamos. Por isso, olhar para a finitude, ou falar de morte, nos faz refletir sobre a vida”. Gisela Adissi – diretora do Grupo Primaveras

Nesse domingo (20), o Cemitério Primaveras, de Guarulhos, realiza uma aula aberta de ioga. A atividade é parte do evento “O Mundo Unido pela Vida”, que acontecerá simultaneamente em 50 países.

O evento é coordenado pela ALPAR, Associação Latino-Americana de Cemitérios e Serviços Funerários. Segundo a presidente da instituição, Teresa Saavedra, “a ideia da aula aberta de yoga é linda, certamente será um momento especial para contemplar, relaxar e manter uma conexão de união universal para celebrar a vida”.

“O Mundo Unido pela Vida” começou em 2012 com o intuito de incentivar cemitérios a interagirem mais com a sua comunidade. O Cemitério Primaveras participa do evento há três anos. Nessa edição, escolheu a aula de ioga por ser uma atividade que propicia a reflexão. “É a primeira vez que faremos uma aula aberta no cemitério, e de ioga talvez seja inédita no mundo”, diz Gisela Adissi, diretora do Grupo Primaveras. “Mas acreditamos que tem tudo a ver para as pessoas se conectarem com elas mesmas e sentir a importância de valorizar o momento presente”.

O evento começa às 10h, com uma missa, seguido pela aula de ioga com a professora Roberta Monteiro. Para encerrar,  sucos, bolos e um painel para os participantes escreverem as sensações que tiveram.

E por que não? Cemitérios têm potencial para oferecer lazer e cultura em sua comunidade, como o Cemitério Parque das Cerejeiras, no Jardim Ângela, que tem o maior acervo do designer Hugo França fora de Inhotim. O Cemitério da Consolação, em São Paulo, que oferece visitas guiadas, peças teatrais e cinema ao ar livre. E o Memorial Metrópole Ecumênica, de Santos, um espaço com criação de pássaros, museu de carros antigos, shows ao vivo e música ambiente em todo estabelecimento.

Serviço:

Aula de Yoga aberta à família

Data: 20/08/2017

Horário: 10h missa, 10h40 aula de yoga

Local: Cemitério Primaveras 1, Av. Otávio Braga de Mesquita, 3.535, Guarulhos.

Traje: confortável. Não precisa levar tapetes, eles serão distribuídos na hora