1° Concurso Literário Relacionado ao tema “Suicídio”

Por Camila Appel

O Instituto Vita Alere, de prevenção e posvenção do suicídio, organiza, pela primeira vez, um concurso literário relacionado ao tema “suicídio”. Ele é dividido em três categorias: sobreviventes do suicídio, enlutados por um suicídio e profissionais da área da saúde.

Seu objetivo é incentivar a escrita como forma de processamento de uma ação tão devastadora. O Ministério da Saúde divulgou recentemente um aumento de 12% dos suicídios no Brasil. Hoje, 30 pessoas se matam por dia, em média, no país.

O ato de contar de histórias está na raiz de nossa espécie. Criarmos o hábito de transmitir conhecimento e experiências por meio de palavras nos fez sermos a sociedade que existe hoje. Esse conhecimento não é só feito de vitórias ou conquistas. Ele também é recheado de aprendizados, mas ainda somos bem fracos nisso.

As máquinas que despontam por aí no caule da inteligência artificial são vistas como mais inteligentes do que nós justamente por aprenderem muito mais rápido com o erro do que nós mesmos. E transmitirem esse aprendizado em segundos.

A tentativa de suicídio ou o suicídio em si não me parece poder ser visto como um erro em si, mas o silêncio em torno dele sim. Se os pensamentos que rodeiam a vontade de colocar fim à vida, ao sofrimento, pudessem ser compartilhados, as chances desse sentimento explodir em uma ação irremediável diminuiria.

Faltam espaços para a discussão da angústia, da depressão, ou mesmo do desespero. Somos uma coletividade, isso é meio óbvio, mas muitas vezes não agimos assim.

Leia mais: Como Ajudar uma pessoa que está pensando em suicídio

O convite para o concurso diz: “se você já conviveu ou convive com o comportamento suicida, perdeu alguém para o suicídio ou enfrentou esse tema em seu meio de trabalho, seja ele na área da saúde, educação, comunicação, etc, mande sua história em forma de conto, crônica ou poesia. O objetivo do concurso é dar espaço para que sejam contadas e publicadas histórias relacionadas ao tema suicídio no que diz respeito à experiência, vivencia e superação. Acreditamos que as coisas não mudam se não falarmos sobre elas e que, ao divulgarmos essas histórias, podemos produzir impactos positivos e aumento de consciência, tanto na sociedade, como em quem escreve a história. Vamos juntos diminuir esse tabu, compartilhar histórias de sobrevivência, esperança e honrar as histórias e memórias daqueles que conviveram com o suicídio”.

As inscrições foram prorrogadas até quinta-feira (28) e podem ser feitas no site: www.vitaalere.com.br/concurso

Os vencedores serão divulgados no “I Simpósio Paulista de Prevenção e Posvenção do Suicídio”, que ocorrerá nesse sábado (30). O evento marca o término do mês de conscientização do suicídio, o setembro amarelo. Veja a programação abaixo ou no site do Vita Alere.

Serviço:

Ligue 141, 190 ou participe de um grupo de apoio do Instituto Vita Alere ou CVV.

Veja post sobre grupos de apoio a familiares aqui

Leia mais: Mitos sobre o suicídio e como preveni-lo