2° Simpósio Paulista de Prevenção e Posvenção do Suicídio

Camila Appel

No próximo sábado, dia 29, São Paulo recebe o  II Simpósio Paulista de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

A programação inclui a professora Maria Júlia Kovács, do Instituto de Psicologia da USP falando sobre “Suicídio e ética”, e continua com uma mesa composta por sobreviventes do suicídio, com a presença do casal Teresinha e Joseval Máximo, que perderam sua filha para o suicídio e hoje falam abertamente sobre o assunto em seu blog. Um voluntário do CVV trará a experiência de como é ser um voluntário e o Padre Lício contará sobre seu livro “E foram deixados para trás” e sua vivência como sobrevivente.

Em seguida, Flávia Marquetti, da UNESP, falará sobre “o suicídio na antiguidade” e a professora Elaine Alves, da Uninove e integrante do LEM (Laboratório de Estudos sobre a Morte) e do CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres), da USP trará suas contribuições a respeito do “suicídio em emergências e desastres”.

No período da tarde, as atividades começam com uma conferência sobre “Suicídio como forma de comunicação na cultura, como suas significações podem contribuir na elaboração de ações de prevenção”, dado pela professora Fernanda Marquetti, da Unifesp Santos.

Em seguida, é a vez da mesa sobre “comunicação”. O Capitão Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, falará sobre “O que os bombeiros gostariam que você soubesse sobre o suicídio”. Eu faço parte dessa mesa. Vou contar experiências e reflexões a partir desse blog. Karen Scavacini, co-fundadora do Instituto Vita Alere e membro da diretoria da ABEPS falará sobre “Os 13 porquês e o aumento da consciência pública”.

Para finalizar teremos Carlos Felipe Almeida D’Oliveira, que assinou a Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio de 2006, trazendo suas inquietações e sugestões a respeito do “Suicídio e saúde pública: Planejamento como elemento fundamental”.

O evento encerra com o anúncio dos vencedores do II Concurso Literário Memória Viva: Histórias de Sobreviventes do Suicídio, que está recebendo histórias e obras até o dia 27/09, em três categorias: 1) Pessoas que tentaram o suicídio; 2) Pessoas que perderam alguém e 3) Profissionais que precisaram lidar com o suicídio em sua prática profissional. Os vencedores integrarão o segundo livro de histórias de sobreviventes do suicídio.Para mais informações do concurso, entre no site. 

Ainda teremos o lançamento de três livros: “E foram deixados para trás”, do Padre Licio de Araújo Vale, “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”, do Capitão Diogénes Munhoz e “Histórias de Sobreviventes do Suicídio”, organizado por Karen Scavacini, com as obras vencedoras do I Concurso Literário e alguns capítulos teóricos sobre o tema. O livro Histórias de Sobreviventes do Suicídio poderá ser baixado gratuitamente no site do Instituto Vita Alere  a partir de 01/10/2018.

Ainda há vagas para o evento e as inscrições podem ser feitas pelo endereço https://prevencaosuicidio.eventbrite.com.br (inteira – R$100,00) e https://prevencaosuicidioestudante.eventbrite.com.br (meia – R$50,00), até o término das vagas.

Endereço: auditório da Uninove Vergueiro, na Rua Vergueiro, 235, para 450 pessoas, das 08:30 as 18hs no dia 29/09/2018.