A Morte Sai do Armário
Tom Almeida me ligou e disse: a morte saiu do armário na Avenida Paulista!
Ele participou do Festival Path, o maior festival de inovação e criatividade do Brasil, como anunciam em seu site. Entre as centenas de palestras com temas atraentes, Tom não esperava que a mesa Re-Thinking Death, chamasse tanta atenção.
O painel trouxe Tom, Ana Mi e Ivo Machado, fundador do aplicativo Hapboo, e foi mediada por Luciana Branco, fundadora da [EM BRANCO], hub de comunicação ligado à transformações de comportamento, entre elas, a morte.
Tom criou o movimento “Infinito.etc” que busca criar experiencias e conversas para falar sobre o tabu da morte. Ana Mi desmitifica o câncer metastático em seu Instagram com leveza, humor e profundidade. Leia nossa entrevista aqui. Ana Mi é uma pérola.
O aplicativo do Ivo Machado, Haboo, é de mensagens futuras. Ele recebeu o diagnóstico de uma doença terminal e sentiu a necessidade de deixar mensagens futuras para sua filha. Ele já tem 145 mil mensagens enviadas por seus usuários. Por sorte, seu diagnóstico foi errado. Ele não tem uma doença terminal, mas o infortúnio chegou acabou servindo à uma boa causa.
O impressionante desse painel foi sua adesão. Haviam pessoas sentadas no chão, o que surpreendeu os participantes. Uma sala de 144 lugares tinha 200 pessoas.
“O que nós quatro temos em comum é a inspiração para transformar a consciência da finitude em algo benéfico, que é esse ressignificar a vida”, diz Tom.
Ele considera simbólico o evento ter chamado atenção, mas teme pela falta de apoio privado nos eventos que busca desenvolver. “As empresas não querem associar sua marca à morte. Mas vejo uma tendência de mudança de paradigma aí”.
Tom está organizando uma série de eventos sob a temática “ciclos da vida”, entre eles o Festival InFINITO_ Sobre Viver e Morrer que acontece entre 03 a 08 de setembro em SP. Ele vai organizar painéis falando sobre os 5 ciclos da morte: amadurecimento, adoecimento, terminalidade, morte, e luto. ” Todo esse processo faz parte do viver e ele não acaba na morte. Ele continua para as pessoas que ficam, que é o luto”.
Leia sobre o evento Inspirações sobre Vida e Morte aqui.