Prepare-se para o Setembro Amarelo: workshop gratuito para profissionais da mídia e influencers
Em setembro, temos o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, instalado pela Organização Mundial da Saúde e a IASP (International Association for Suicide Prevention). No Brasil, usamos o mês todo, conhecido como ‘setembro amarelo’ para unir iniciativas de conscientização desse tema tão urgente.
Torna-se fundamental uma exposição responsável desse assunto pelos profissionais de mídia e produtores de conteúdo. Se o suicídio é prevenível, possui gatilhos e está suscetível a um efeito chamado de Werther (efeito contágio), cabe a nós tomarmos todo cuidado possível para não o instigar e para colaborar para um aumento de consciência pública e diminuição do tabu com relação ao tema.
Pensando na importância de uma preparação por parte dos comunicadores, o Instituto Vita Alere e o blog Morte sem Tabu organizaram um workshop gratuito para profissionais de mídia e influencers. “A gente ainda vê muitas reportagens falando de uma forma inadequada sobre o tema, podendo ser gatilhos para pessoas mais vulneráveis” – diz Karen.
Existem muitas formas de falar sobre suicídio para impactar positivamente as pessoas. Cabe a nós discutir e refletir sobre quais são essas formas. Veja abaixo alguns exemplos.
Como não abordar:
– Não mostrar fotos da pessoa morta,
– Não dar detalhes sobre o método,
– Não publicar fotos do local da morte – risco do efeito contágio, como ocorre com a Golden Gate, em São Franscisco (EUA),
– Não se referir ao falecido como um herói,
– Não romantizar o ato,
– Não publicar cartas de despedida,
– Não tratar como um tabu,
– Não relacionar a dogmas religiosos.
– Não estigmatizar a pessoa que morreu.
Como abordar:
– Falar abertamente, com responsabilidade,
– Dar espaço para sentimentos considerados negativos, como depressão e angústias. Compartilhar relatos nesse sentido nos trazem uma sensação de não estarmos tão sós.
– Respeitar a dor dos que ficaram,
– Sempre indicar um local de ajuda e fontes confiáveis,
O workshop trará exemplos de como grandes casos foram abordados pela mídia, ferramentas de prevenção de redes sociais, e novas pesquisas que irão revelar informações importantes sobre engajamento e consumo de notícias em relação ao suicídio.
O workshop é gratuito, tem vagas limitadas, terá duas horas de duração, e será entregue certificado de conclusão ao final.
Inscreva-se nesse link. Evento exclusivo para profissionais da mídia e influenciadores/criadores de conteúdo digital
Duas curiosidades:
– Usa-se a cor amarela para a campanha porque, lá em 1994, um jovem americano de 17 anos morreu por suicídio em um mustang amarelo que era seu xodó. No dia do funeral, seus pais entregaram fitas amarelas com mensagens de apoio, estimulando quem estivesse passando por uma fase de desespero a buscar ajuda. Assim foi iniciada uma campanha de prevenção com essa cor.
– Efeito Werther é inspirado do livro do autor alemão Goethe (1749-1832), “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, escrito em 1774. O protagonista, Werther, se mata depois de uma frustração amorosa. O drama incitou uma onda de suicídios com jovens usando o mesmo método e a mesma roupa usada pelo protagonista no livro. A publicação chegou a ser proibida por um tempo.
Um abraço,
Karen e Camila