Finados: dia para homenagear a memória dos que foram; confira programação

Neste dia 02 de Novembro, Dia de Finados, se encerra a exposição “Memorial da Despedida”, na Praça Roosevelt. Conforme anunciado, ao longo deste dia tão especial, estão todos convidados para ir à praça, fazer uma homenagem à pessoa querida.

Poderão escrever os nomes das vítimas da pandemia do novo coronavírus nas fitas coloridas que serão amarradas aos cata-ventos. Estes poderão ser levados para o local simbólico desejado, seja para o jazigo de algum familiar ou amigo, para casa, seja para onde bem lhe entender, para melhor guardar e elaborar, individual e coletivamente, esta memória. O site do projeto seguirá online, onde as pessoas continuarão podendo enviar suas homenagens de forma permanente: www.memorialdadespedida.com.br .

E os cata-ventos revoarão, portanto, a partir de agora. Um dos nossos cata-ventos grandes irá, dias mais tarde, compor a inauguração do Parque Augusta, vizinho da Roosevelt. O outro provavelmente irá para outra cidade, surpresa, onde recomeçaremos novos memoriais transitórios (ou permanentes), novos ventos de despedida, relembranças e recomeço…

No exato momento em que o mundo supera a terrível marca de 5 milhões de pessoas mortas pela pandemia da Covid-19, das quais mais de 600 mil só no Brasil, os nossos cerca de 38 mil pequenos cata-ventos, que têm representado e buscado honrar cada uma das vítimas do coronavírus na cidade de São Paulo, produzidos pela Escola de Samba Vai-Vai, com material reciclado da Recifavela, agora serão semeados: além dos rituais particulares dos enlutados e enlutadas que quiserem os colher e os levar consigo, também em uma série de outras celebrações pelo Dia das Mortas e Mortos em São Paulo, nas suas inumeráveis ruas e variadas redes, lutos e lutas pela vida.

Finados é um dia para celebrar a vida dos que se foram. Em algumas crenças, é um momento para se visitar túmulos. Em outras, é uma fase de reclusão. A memória dos mortos é homenageada desde os primórdios dos tempos. A Igreja católica estabeleceu o Dia de Finados logo após o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1 de novembro.

Confira, abaixo, algumas dessas atividades que estão sendo chamadas, abertas à participação de todos que assim se identificarem com cada uma delas.

Agradecemos a todos os envolvidos nesta ação: correalizadores, produtores, apoiadores, amigos, frequentadores e vizinhos da Praça Roosevelt. Estamos vivenciando um período histórico traumático. Compartilhar de uma ação coletiva como um Memorial que acolhe homenagens aos que se foram é um ato de esperança e fé. Não estamos sozinhos. 

Como diz o escritor moçambicano “Os mortos não morrem quando saem da vida, morrem quando são esquecidos”. Registramos e oramos em voz alta cada um dos nomes das vítimas e abraçamos em pensamento os milhares de enlutados por esta pandemia. Não esqueceremos jamais.

Mais informações: www.memorialdadespedida.com.br 

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO AO LONGO DO DIA:

Instituto 4 Estações. Agende seu horário pelo WhatsApp: 11-97437-8686

Outros atendimentos gratuitos ao longo do ano: www.mapadasaudemental.com.br

 

10hs – ATO SIMBÓLICO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID (Ipiranga)

Local: Museu do Ipiranga, concentração na parte de baixo do museu

Concentração: Ladeira dos skates

Organização: Familiares e Amigos de Vítimas da Covid-19 em SP

 

13h30 – DIA DAS MORTAS E MORTOS – ARRASTÃO DOS BLOCOS EM LUTO PELA VIDA (Centro, Praça da Sé)

 

A ideia é ter um encontro para celebrar e honrar a vida dos que se foram, para que seja uma formar de realizar um processo de luto coletivo – que tanta falta fez nos últimos anos, além de honrar e celebrar a vida e o trabalho das e dos agentes funerários, tão fundamentais e, muitas vezes, invisibilizados.

As pessoas que vierem participar podem trazer instrumentos para somar, fotos dos que se foram e oferendas como velas, flores, frutas, cartazes, mensagens e memórias. Obrigatório o uso de máscara e o respeito aos protocolos de segurança.

13h30 – maquiagem e organização

14h – aquecer e roda

15h – cortejo feliz finado (volta na sé)

16h20 – jogral nas escadarias

16h47 – cortejo arrastão até a vigília na câmara

17h30 – vigília na câmara municipal

Local: a partir das 13h30 na Praça da Sé

Endereço: Praça da Sé,  s/n (concentração próximo às escadarias da Sé) – Centro 

Mais informações: https://www.instagram.com/arrastaodosblocos/

Playlist para o Dia das Mortas e Mortos (por Fabito Figueiredo): https://open.spotify.com/playlist/1evN0KuuonPKDng03zLQPI 

 

AÇÃO NAS REDES DO MEMORIAL INUMERÁVEIS – #NãoÉUmNúmero

O objetivo da ação é fazer com que a data seja lembrada pelas mortes causadas pelo vírus e permitir a familiares e amigos prestarem homenagens de qualquer lugar do mundo.

A ideia é inundar as redes sociais com as memórias de pessoas queridas que partiram por conta da doença nesses últimos dois anos. Para participar, é só escrever um texto curto sobre uma vítima do novo coronavírus que você quer homenagear, compartilhar nas redes sociais com a hashtag #nãoéumnúmero e convidar outras pessoas para o movimento.

Mais informações: https://www.instagram.com/inumeraveismemorial/

 

AÇÃO NAS REDES DA FRENTE INTER-RELIGIOSA DOM PAULO EVARISTO ARNS – #LutoPorElas #LutoPorTodas

A Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, junto com o Coletivo Respira Brasil e outros, realizaram uma campanha nas redes durante este feriado: LUTO POR ELAS, VIVO POR TODAS.

A Campanha tem como principal objetivo fazer memória e semear justiça por todas as pessoas que morreram, direta ou indiretamente, vítimas da COVID-19, nesse período de celebrações pelo Dia de Finados. #LutoPorElas #LutoPorTodas

Mais informações: https://www.facebook.com/FIRPEA 

 

CERIMÔNIAS E SERVIÇO NOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já se preparou para a movimentação de cerca de 100 mil pessoas que visitarão os 22 cemitérios municipais na próxima terça-feira (2), Dia de Finados. O público deverá seguir os protocolos em prevenção à Covid-19, a fim de proteger a saúde dos visitantes e evitar aglomerações. Haverá medição de temperatura nas entradas das unidades, máscaras e álcool em gel serão disponibilizados em pontos estratégicos.

A CET vai monitorar o trânsito nas imediações dos cemitérios da cidade de São Paulo no Dia de Finados, das 6h às 18h. Na celebração da data em 2020, quase 84 mil pessoas visitaram os 22 cemitérios municipais e a expectativa é de que neste ano cerca de 100 mil pessoas estarão prestarão homenagens aos entes falecidos. As unidades funcionarão das 7h às 18h.

Para evitar filas nos atendimentos e portões de entrada dos cemitérios, o número de funcionários será reforçado com o apoio das equipes que atuam na área administrativa do serviço funerário.

CERIMÔNIAS

Confira os horários das cerimônias de várias religiosidades que serão celebradas em alguns cemitérios municipais:

Cemitério São Paulo: duas cerimônias, às 9h e às 15h

Cemitério Santo Amaro: quatro cerimônias, às 8h, 10h, 12h e 14h

Cemitério São Luiz: ato ecumênico às 10h

Cemitério da Penha: cinco cerimônias, às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h

Cemitério de Santana: quatro cerimônias, às 8h, 10h, 12h e 15h

Cemitério do Campo Grande: uma cerimônia às 15h

Cemitério Dom Bosco: duas cerimônias, às 10h e às 15h

Cemitério Vila Nova Cachoeirinha: três cerimônias, às 8h, 10h e 15h

Cemitério Freguesia do Ó: uma cerimônia às 11h.

Cemitério da Vila Mariana: uma cerimônia às 10h

Cemitério da Lapa: cinco cerimônias, às 8h, 10h, 12h, 15h e 16h30

Cemitério de Tremembé: duas cerimônias, às 10h e às 15h

Cemitério de Itaquera: quatro cerimônia, às 7h30, 10h30, 14h e 16h

***Os procedimentos adotados para a realização de velórios no período da pandemia continuam valendo e podem ser consultados nos links abaixo:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/?p=296661

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/servico_funerario/index.php?p=317815

Consulte abaixo os endereços do crematório e cemitérios municipais:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/servico_funerario/enderecos/index.php?p=3572

 Alterações e monitoramento do trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego vai monitorar o trânsito nas imediações dos cemitérios das 6h às 18h. A CET fará a montagem de bloqueios, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e mudanças voltadas a melhorar as condições de segurança viária, respeitando as características do entorno de cada cemitério, nas diversas regiões da cidade.